Pessoas da terceira idade podem ser acometidas pela Síndrome da Fragilidade, que é uma condição que pode deixá-las mais susceptíveis à condições agudas, baixa na imunidade com aumento de risco para infecções, dentre outros fatores.
A Síndrome da Fragilidade é considerada uma condição genética de origem neuroendócrina, que gera maior vulnerabilidade às doenças ou estresses agudos nos idosos, sendo caracterizada por massa e força muscular reduzida e baixa energia para as atividades do dia a dia. Uma baixa imunidade também pode ser outra consequência.
A síndrome da fragilidade do idoso não é considerada doença e tem conceito de condição clínica diagnosticável, sendo observado o declínio das reservas fisiológicas e funcionais em diversos sistemas, o que pode trazer uma diminuição na tolerância fisiológica e psicológica de estressores e expositores a riscos.
A condição aumenta o risco de acontecimentos de eventos adversos à saúde, podendo tornar o idoso mais dependente tanto física como psicologicamente, e pode ser mais prevalente em indivíduos em que fatores como ansiedade e depressão estejam presentes, além de comorbidades.
São três as principais alterações relacionadas ao processo de envelhecimento:
- sarcopenia,
- desregulação neuroendócrina,
- disfunção do sistema imunológico.
Em função destas, o idoso pode apresentar perda de peso não intencional, fadiga e/ou exaustão, diminuição da força muscular, lentidão na velocidade de marcha e baixa predisposição a atividades físicas.
O geriatra é o médico especialista mais capacitado para conduzir a Síndrome de Fragilidade do idoso. Identificar e conduzir o idoso frágil demanda conhecimento acerca do processo de envelhecimento, individualização e respeito aos limites do ser humano, com prescrição de tratamentos ou orientações.
Para o tratamento da síndrome de fragilidade, é preciso reverter a perda de peso e massa magra, principais responsáveis pela maioria dos sintomas. Para isso, há duas abordagens: a prática de atividades físicas e a alimentação nutritiva e adequada, muitas vezes complementada pelo uso de um suplemento oral.
Ser dependente ou frágil não deve ser impedimento para ser feliz, o objetivo principal do tratamento e cuidados é deixar a pessoa assistida feliz e com qualidade de vida.
www.edemcentrodiaparaidosos.com.br
(11) 3926-3337
Rua Paiaguás,66 – Campo Belo – São Paulo/SP