É possível viver mais e ter qualidade de vida através da nutrição saudável. Leia nosso artigo e veja como uma alimentação saudável pode ajudar.
Sem dúvida a saúde é a preocupação número um de todo idoso. Se nessa época da vida acumula-se sabedoria, por outro lado o vigor já não é mais o mesmo e os gastos com a saúde, tais como planos de saúde, medicamentos de uso contínuo e terapias, podem ser elevados.
A mudança de hábitos e adoção de novas atitudes podem aumentar consideravelmente não apenas a longevidade, mas a qualidade daqueles que atravessam essa fase da vida.
As enfermidades características dessa fase são cada vez mais comuns, a convivência com doenças crônicas é o grande desafio para a saúde do idoso. Entre os principais males que afetam essa parte da população, estão doenças crônicas como diabetes e hipertensão.
É natural que com o avanço da idade alguns males surjam: desgaste ósseo, problemas na visão e audição, problemas do trato urinário e digestivo etc. Porém é preciso estar atento aos sinais do organismo, na maioria dos casos, a prevenção, diagnóstico precoce e mudança de hábitos poderiam ter mudado a história dos pacientes. Mais do que qualquer fase da vida, a vigilância e disciplina durante a terceira idade são importantes para que a saúde não seja seriamente comprometida.
Muitas pessoas só passam a ter hábitos saudáveis e praticar exercícios após o diagnóstico de uma doença crônica ou degenerativa, porém é fundamental que atitudes sejam mudadas visando a qualidade de vida e até como forma de prevenção. E, mesmo que tardio, a adoção de algumas práticas pode mudar o quadro de saúde do indivíduo favoravelmente.
E um desses hábitos saudáveis é uma alimentação adequada para casos de idosos com doenças crônicas como diabetes e hipertensão, a dieta específica é essencial para garantir a saúde do paciente. Muitas doenças crônicas são fruto de maus hábitos. Uma dieta desequilibrada, com alto consumo de comidas industrializadas, gorduras e açúcares ao longo da vida podem acarretar o surgimento de problemas como colesterol alto e hipertensão. Podendo agravar ainda mais por hábitos como fumo, consumo de bebidas alcoólicas e sedentarismo, a chance de desenvolver problemas como câncer e doenças cardíacas aumentam consideravelmente.
Uma boa dieta pode ajudar tanto a prevenir, quanto a tratar este tipo doença. Alimentos integrais são fundamentais na prevenção de doenças crônicas. Por sua alta concentração de fibras, esses alimentos têm a capacidade de auxiliar na eliminação da gordura do organismo, acelerar e regular o sistema digestivo.
Na terceira idade é fundamental garantir que determinadas funções do organismo sejam contempladas através de alimentos que garantam nutrientes específicos:
Alimentos Energéticos: garantem o vigor para as atividades diárias e o funcionamento do metabolismo – fontes de carboidratos e gorduras
Alimentos Construtores: recompõem e mantem tecidos musculares e ósseos – fonte de proteínas, cálcio e fibras;
Alimentos Reguladores: responsáveis por facilitar a ingestão e absorção de nutrientes, garantindo o funcionamento do sistema digestivo e o transporte de vitaminas por todo o organismo – fontes de minerais, fibras e vitaminas em geral.
É muito importante que o indivíduo tenha ciência do seu estado nutricional e possíveis patologias antes de adotar qualquer dieta. Algumas doenças e condições físicas determinam o que é permitido e o que deve ser evitado. Afinal, nutrir-se não significa comer muito, mas comer corretamente.
A qualidade de vida é promovida por diversos fatores, e nenhum deles devem ser negligenciados pela família, pelos cuidadores e muito menos pelos próprios idosos. É possível estar na melhor idade e desfrutar de longevidade e saúde, para curtir essa fase da vida.
Uma atitude positiva e transformadora é essencial diante dessa fase da vida – a longevidade é sim um desafio, mas também é uma dádiva que deve ser celebrada. Ao contrário do que se pode imaginar a velhice não deve representar incapacidade e estagnação. É essencial ao idoso manter-se ativo e adotar hábitos saudáveis que favoreçam a manutenção da imunidade e do vigor físico e mental, garantindo assim saúde e bem-estar!
No Espaço Edem Residencial e Centro Dia prezamos em oferecer aos idosos uma alimentação balanceada, prescrita por nutricionistas, respeitando as restrições alimentares que cada idoso possuir, além disso, oferecer atividades terapêuticas. Interação e socialização.
Venha conhecer nosso Espaço. Agende uma visita!
www.edemcentrodiaparaidosos.com.br
(11) 3926-3337
Rua Paiaguás,66 – Campo Belo – São Paulo/SP